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Revisão Periódica
Um dos sistemas que mais sofre com o trânsito louco das cidades é o
de refrigeração. Isto porque solicita-se mais do motor, exigindo um
desgaste maior. Se não houver uma revisão periódica e manutenção
preventiva, o sistema tende a apresentar vazamentos, entupimentos ou
problemas com a tampa, levando a aumento de pressão e, como
consequência, o superaquecimento, que pode até fundir o motor. Isto
acontece porque as detonações no interior do motor provocam temperaturas
de 1.400 graus centígrados na câmara de combustão, que correspondem à
temperatura de fusão do aço. Para arrefecer o motor, ou seja, para resfriá-lo, o sistema mais utilizado é o da refrigeração
a água,
bombeada pelo bloco do motor e cabeçote através de galerias, sendo
constantemente resfriada pelo radiador.
A busca constante na manutenção preventiva gera a solução de problemas
como vazamentos. Estes são encontrados em pontos específicos causados
por abraçadeiras enferrujadas ou espanadas, mangueiras ressecadas,
rasgadas ou furadas, radiador, reservatório de expansão, juntas de
cabeçote ou mesmo selos do motor.
Encontrar estes vazamentos não é muito difícil, e para evitá-los é
interessante proceder uma verificação completa a cada mês e uma limpeza
a cada 15 ou 20 mil quilômetros dependendo das condições de uso do
veículo.
Manutenção
Um cuidado a ser tomado por quem viaja, é o radiador. O nível de água
deve ser observado. O ideal é que os motoristas recorram às oficinas
especializadas, já que o problema pode ser um vazamento de junta ou
entupimento.
Nas oficinas, troca-se a água do bloco, com um aditivo especial, à base
de etileno glicol, com reposição, no máximo, em seis meses. O radiador não
pode estar enferrujado. Caso isso ocorra, a tendência é de que a válvula termostática fique trancada, dificultando o funcionamento do veículo. Na
estrada, se a temperatura da água estiver alta, recomenda-se parar o
veículo, evitando assim, um superaquecimento, que ocasiona estouro da
tampa do cilindro.
O radiador em bom estado, contribui para o bom rendimento do veículo e
atua na economia de combustível.
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